Resenha: O último Gargalo de Gáia

‘O último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais’ é uma antologia de histórias de ficção cientifica organizada por Mário Bentes e publicado em 2017 pela editora LENDARI, onde encontra-se histórias de um mundo pós apocalípticos a histórias em universos futurísticos em que a existência humana é discutível.

Divididos em dez contos (dispenso a apresentação), O último Gargalo de Gaia prende seu leitor em narrativas diferenciadas, na primeira história do livro, por exemplo, conta a visão de vida da personagem Presto de O Brilho Da Malva Cristal Negra por Vinicius Alves do Amaral, um atendente de uma empresa de transportes interplanetários, cujo o objetivo era evacuar o planeta (para quem pudesse pagar), devido as situações críticas em que mundo se encontrava. Presto, ao longo do seu dia, conta diversas histórias que soubera. Desde pessoas que foram devoradas vivas devido à escassez severa de comida a chuvas acidas que corroíam a peles dos serem vivos.

“O jovem vendedor de passagens deslizou as mãos pela testa suada. Era meio dia. Já havia consumido o primeiro turno do seu trabalho. Faltavam, agora, apenas algumas horas para seu derradeiro fim.”

Entre finais não tão felizes cada trama prende seu leitor e o faz mergulhar em mundos completamente diferentes, como fosse realidades paralelas a nossa. Passeia em o que poderia acontecer no futuro ou como o passado poderia ser diferente, fora a riqueza de detalhes contidas em cada enredo e a ansiedade para saber como continuaria aquela estória. O que chega a ser um ponto “meio negativo” — O que na realidade não é — em algumas narrativas é o fato de serem tão bem construídas que você deseja mais e mais, e acaba ficando na expectativa para uma continuação na próxima coletânea, como é o caso da aventura de Vitoria Acauã & Dr. Benignus escrita por Enéias Tavares, viajando para o interior da floresta amazônicas em busca de evitar uma grande catástrofe causada pela ação humana.

“Ao deixarmos nosso barco ao pequeno porto improvisado, a primeira coisa que nos impressionou foi a terra devastada de caules decepados que despontavam na terra ressequida que ia até onde a visão conseguia alcançar”

O último Gargalo de Gaia, é uma antologia que contemplada com ótimas tramas, produzidas por escritores amazonenses A iniciativa de organizar vários contos em um livro é um projeto da editora LENDARI para promover os novos escritores do estado, a fim de dar oportunidades para contarem suas histórias. Por fim, não desaparecendo sem deixar rastros como a tia Martha em Distúrbio Do Colapso Das Colônias de Rodrigo Ortiz Vinholo, Aqui termino minha transmissão e ela irá se auto destruir em 3… 2… 1…

 

Fotos por Emily Maduro

Deixe um comentário